segunda-feira, 13 de novembro de 2017

PROJETO A GOTINHA AVENTUREIRA - CICLO DA ÁGUA

A GOTINHA AVENTUREIRA:

Ciclo da água:

1. Pesquise, nas ferramentas de busca, a respeito do ciclo da água;

2. Visualize o link abaixo:

Ciclo da água

3. Pesquise sobre as fontes de poluição da água e responda o exercício on line;

Poluição das águas 

Exercício on line.

4. Leia o texto sobre "A gotinha aventureira".
Releitura do texto: "A gotinha aventureira" 


GOTINHA AVENTUREIRA
IARA LOMONACO (COORDENADORA PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGOGA)

Numa bela manhã, eu boiava tranqüila sobre as ondas do mar, sem ter a mínima idéia do que logo iria acontecer...
De repente, puft! O sol brilhava tanto que me fez evaporar: subi para o céu transformada em vapor de água!
Lá em cima, encontrei milhares de outras gotinhas evaporadas: irmãs, amigas, a turma toda!



Fazia frio e a gente foi se juntando até...
...formar uma nuvem fofa redondinha.
Quando a nuvem estava carregada de gotas d’água, plaft!



Despenquei com tudo ...
...e fui cair bem na testa de um marreco.
Do marreco para o chão foi um pulo só.



Aterrissei sobre um gramado verdinho e macio, junto a uma árvore enorme.
Depois de curtir a sombra, comecei a afundar lentamente no solo. Atravessei camadas de terra, areia, pedras e...
Surpresa! Encontrei água debaixo de tudo! Plim! Caí direto naquela deliciosa piscina...



Era um rio subterrâneo. Seguindo suas águas, logo avistei o céu. Viva o ar livre!
Estava agora bem na nascente de um pequeno riacho, que corria cada vez mais depressa.
Ops! Caí numa cachoeira...



Mas o susto durou pouco. O riacho foi se acalmando e encontrando outros riachos. Juntos, formaram um rio tranqüilo...
Já estava ficando cansada de nada acontecer, quando cheguei a uma represa. O que vivi em seguida foi emocionante!
Indo em frente com minhas companheiras, desci pela barragem. Uma a uma, saltávamos sobre as turbinas que produzem energia.


Que orgulho! Graças a nós, toda a região teria eletricidade...
Segui meu caminho, assim bem feliz, até uma estação de tratamento, uma espécie de casa de banho das águas.
Lá passei por filtros. Fiquei limpíssima! E adeus micróbios! Nenhum sobreviveu aos produtos de beleza que me ofereceram.



Já pronta, fui aspirada para uma caixa d’água. Ela ficava num lugar alto, para facilitar a ida da água para a cidade.
Não parei ali muito tempo: parti para uma longa viagem. Percorri quilômetros de canos, até que...plim!
Saí por uma torneira e caí num tanque de lavar roupa.



Depois de quase virar espuma de sabão.
Fui direto para o esgoto.
Não gostei nada dessa parte do passeio. Foi duro ficar tanto tempo suja, no meio daquela água mais suja ainda.

Por sorte cheguei à outra estação de tratamento. Esta tão moderna.



Que conseguiram a proeza de me deixar limpa de novo...
Fui, então, lançada num rio de águas puras. Aí, soltei-me na correnteza e cheguei à foz onde o rio encontra o mar.
Que prazer... Durante muitos meses fiquei por ali mesmo, na maior, descansando de minha emocionante viagem...



FOTOS DO PROJETO:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi registrado e será analisado pelo administrador para ser exibido. Obrigado pela participação.

Atividade de Geografia - Aquecimento Global

Jogos sobre aquecimento global :   https://wordwall.net/pt/resource/16461702/aquecimento-global   https://wordwall.net/pt/resource/6264765/e...